O que você sempre quis perguntar para os Candidatos?
No dia 09/08/12 foram enviadas algumas perguntas para os candidatos com o objetivo de clarear as ideias para os indecisos fazer a melhor escolha.
Dia 20/08/12 antes das 23:30, foi o prazo máximo para que os candidato enviasse por email as respostas. Mas infelizmente algumas perguntas ficaram sem respostas...
Acreditamos que para ser um bom prefeito, além de ter um bom planejamento, é preciso ética, caráter, ser flexível e ter uma verdadeira atenção aos vereadores para fazer uma boa administração. Além disso, é preciso ter responsabilidade para que a nova gestão não encontre percalços ou obstáculos e ter responsabilidade com o gerenciamento das atividades.
Pensando nisto, elaboramos algumas perguntas onde se respondida com sinceridade, é possível ter um pouco do perfil do nosso futuro prefeito, com o objetivo é escolher o melhor.
Abaixo perguntas para o Candidato José João Pereira.
MEIR@: Para ser um bom prefeito, tem que saber administrar os negócios que lhe compete, desde o dinheiro arrecadado no município quanto os projetos estaduais e federais. É preciso estratégia e competência.
O que nos faz acreditar que o Senhor fará uma boa administração, sendo que muitos afirmam o senhor já teve empresas que faliram?
Zezinho:
MEIR@: Em um dos seus comentários no Facebook (respondendo a uma pergunta de um amigo) o Senhor questionou os motivos pelos quais não tem participação às coisas "não feita e/ou mal feita" pelo atual Prefeito (Amelinho), porém quando se trata de boas coisas, o senhor quer tirar proveito dizendo ser sua administração. Se o senhor é um "step" à administração atual, o que nos leva a crer que o "bom governo" e aprovação do atual prefeito prevalecerá em sua administração?
Zezinho:
MEIR@:O senhor já afirmou ser o melhor candidato a boa administração do nosso município devido os anos prestado como vice de "bons" prefeitos, porém em outras tentativas seu nome foi rejeitado a ser candidato. O que mudou este ano, não tem outras pessoas mais competentes ou os outros provaram menos competente que o senhor?
Zezinho:
MEIR@: O Povoado de Santa Terezinha tem o privilégio de ser banhado pelas águas do Rio Paramirim, águas que poderiam ser aproveitadas para a agricultura, lazer e turismo, gerando assim emprego e renda. Porém na agricultura isso não ocorre pois os agricultores do povoado, como também da região, são de baixo poder econômico e para o lazer e turismo o povoado sobre desprezo por parte do poder público.
O que os senhores pretendem ou podem fazer para melhor aproveitar esta riqueza?
Zezinho:
Abaixo perguntas para o Candidato Róbinson Camargo Ribeiro Nunes
MEIR@: O poder é uma prerrogativa dada ao administrador público para agir em benefício da coletividade, visando o bem-estar social. Há quem diz que em seu ambiente de trabalho, o Sr.” impõe suas vontades” e direciona a isto o motivo em ser um empresário de sucesso reconhecido. Neste sentido, como seria sua Gestão? Sabendo que um Prefeito não administra uma cidade sozinho, esta cercado por agentes públicos que são os elementos humanos propulsores da execução das atividades administrativas?
Róbinson: Como em qualquer empresa é preciso ter o pulso firme para administrá-la, não imponho minhas vontades, simplesmente busco a melhora profissional para minha empresa, como sempre fiz, nelas também dependo de vários colaboradores, se não fosse por eles não seria o empresário que sou. No poder executivo continuarei trabalhando desta forma, com pulso firme quando necessário, para que Macaúbas possa ter a administração que merece. Seria impossível estar à frente de um município como este sozinho, iremos durante todo mandato contar com a colaboração de vários agentes públicos, a exemplo dos vereadores, secretários municipais e comunidade como um todo, para atender os anseios da população.
MEIR@: O administrador tem como encargo a gestão dos bens e interesses alheios e, ainda, o dever de prestar contas. Para o administrador público municipal se trata de um "múnus público" e não se restringe somente na esfera financeira, mas em todos os atos de governo e da administração local.
O Sr. Está na lista dos homens mais ricos da Bahia, e deixa bem claro nos seus depoimentos que foi trabalho, dedicação e esforço continuado. A pergunta é: Pretende continuar com este título?
Róbinson: Tudo que conquistei até hoje foi sim com muito trabalho, dedicação e esforço e pretendo sim manter este posto, no entanto, usarei da credibilidade adquirida para colocar-me à disposição do município que me estendeu a mão, quando precisei buscar o que tenho. E não conquistei isso só, as pessoas que me rodeiam são também do município de Macaúbas. Faço questão de dar oportunidade para que os munícipes daqui conquistem algo como um dia conquistei. Quanto à prestação de contas, todo gestor tem o dever de cumprir com a Lei de Responsabilidade Fiscal e eu não fugiria à regra. Para mostrar aos Macaubenses como anda a coleta de impostos na cidade pretendo instalar um impostômetro em local visível para demonstrar quanto foi coletado de impostos e não deixaremos de explicar onde estão sendo investidos. Outra opção para essa prestação de contas será através do acesso gratuito ao site Transparência Brasil onde todos os municípios brasileiros apresentam todo investimento feito nas cidades. Além disso, os interessados em saber das contas de Macaúbas poderão também acompanhar no poder executivo municipal.
MEIR@: Não basta desempenhar com legalidade um município, mas sim administrar com presteza, oferecendo serviços públicos ágeis à satisfação das necessidades locais, tudo isso sob a luz da Lei.
Os atos de improbidade administrativa importarão a suspensão dos direitos políticos, a perda da função pública, dentre outros... Quero destacar aqui a seguinte questão: é do conhecimento de todos, o rompimento do Sr. Sebastião Nunes (Pai) e Robério Nunes (irmão) do meio político há alguns anos, assim também é do conhecimento de todos o motivo pelo qual foram exonerados.
Como pretende isolar em sua campanha e, que sabe de sua gestão, tais acontecimentos que ligam também o Sr. Como um “Nunes” se está sendo assessorado pelos mesmos? Seria neste caso, a questão do perdão e redenção pelos erros cometidos?
Róbinson: Não nego minhas origens, sou “Nunes” e continuarei sendo durante a minha gestão. Mas, assim como acontece na minha vida profissional, farei durante a carreira pública de forma independente, sem influencia familiar, buscando o bem estar da população. Não tenho vínculo político com meu pai, nem mesmo com meu irmão. No entanto continuarei respeitando-os como minha família. Caso haja dúvidas, é importante lembrar que a lei não permite nepotismo no poder. Quem estará a frente da prefeitura serei eu e meu vice Neto.
MEIR@: Sabemos que um Prefeito tem diversas funções e é comum em nosso município o destaque de uma em especial: “A de atender à comunidade, ouvindo suas reivindicações e anseios.” A população espera de cada Gestor a continuação desse contato, recebendo os moradores da zona urbana e rural em seu gabinete para uma conversa pessoal, e na medida do possível, atender aos seus pedidos.
Na sua opinião, será possível trabalhar desta forma? Uma vez que o Sr. terá que dividir sua atenção também com a sua vida de empresário (que não terminará com um possível ingresso na prefeitura), com viagens ao exterior, reuniões extraordinárias e outras dedicações que fizeram erguer este império que hoje possui?
Róbinson: Com certeza será possível sim, receber os moradores deste município não apenas na prefeitura, como também em minha casa, nas minhas empresas e nas ruas desta cidade. Quanto às viagens, não serão feitas apenas para questões empresariais, mas, também, aproveitaremos para fechar parcerias públicas e através disso, trazer melhorias para Macaúbas.
MEIR@: O Povoado de Santa Terezinha tem o privilégio de ser banhado pelas águas do Rio Paramirim, águas que poderiam ser aproveitadas para a agricultura, lazer e turismo, gerando assim emprego e renda. Porém na agricultura isso não ocorre pois os agricultores do povoado, como também da região, são de baixo poder econômico e para o lazer e turismo o povoado sobre desprezo por parte do poder público.
O que os senhores pretendem ou podem fazer para melhor aproveitar esta riqueza?
Róbinson: De forma geral é preciso auxiliar os agricultores de baixa renda de Macaúbas e não apenas do povoado de Santa Terezinha de como trabalhar, através de parcerias com bancos e projetos diretamente ligados à prefeitura, que serão levados a varias comunidades. Já que este povoado é banhado pelas águas de um dos melhores rios da região, o Paramirim, poderemos juntos trabalhar com sistemas de irrigação como forma de produzir para melhoria de renda desses pequenos agricultores. Os alimentos coletados nessas áreas podem também ser aproveitados nas merendas escolares do município, assim enriquecendo a alimentação das crianças. Para ajudar no acesso a essa comunidade, temos ainda o projeto de pavimentação asfáltica que facilitam a expansão do turismo da localidade e o lazer.
Conclusão:
Queríamos neste espaço fazer uma breve avaliação do que anda falando no face é verdade, tem fundamento... ou não passa de um mal entendido ou alguém com o objetivo de “difamar”. Por isto, como indecisos resolvemos enviar as perguntas direto para os candidatos com o objetivo de esclarecer (...) para que no dia 07/10/12 fosse sim escolhido o melhor e mais preparado. Mas infelizmente, como podem ver, os mistério ainda vai “rondar” o candidato “Zezinho”, é claro que não temos como provar que foi realmente o candidato Robinho que respondeu, mas acreditamos que seja pois as respostas chegou até nós por pessoas de confiança.
Então façam vocês mesmo suas avaliação...